Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | Guirado, Milena Miranda Goulart | - |
Autor(es): dc.creator | Tango, Rubens Nisie | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Vanessa Ramos da | - |
Autor(es): dc.creator | Bardini, Vivian Silveira Dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Spalding, Marianne | - |
Autor(es): dc.creator | Rodgher, Suzelei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:21:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:21:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4322/bds.2023.e3768 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307950 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307950 | - |
Descrição: dc.description | Objective: The aim of this study was to compare the performance of day-and evening-class students in the first semester test of Dental Materials in the School of Dentistry at São José dos Campos-UNESP, who were exposed to traditional lectures (TRAD) and Team-Based Learning (TBL). Material and Methods: The results of Dental Materials first semester test of students, from day and evening classes of 2016 were tabulated and analyzed in this research. The groups formed for the execution of the methodology were randomized using the individual global average of the previous year of the students, and the groups were composed of 6 to 7 members, maintained throughout the course. During the correction of the tests, the subject of each question and the applied methodology (TBL and TRAD) were identified. Responses of each question were graded separately according to the subject for comparison between methodologies. A total of 88 tests were evaluated. The performance was evaluated through a comparison of the average grade of each question, related to a specific learning methodology. The data were submitted to t-test. Results: The students’ overall performance was similar when both methodologies were compared. Students from day class presented higher grades with TBL whilst evening class students presented better performance in questions with traditional lectures. Conclusion: Active learning should be further implemented in Brazilian Dental Schools to change students’ habits aiming to improve their personal and social skills besides of professional technical knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Ciência e Tecnologia Faculdade de Odontologia, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Ciência e Tecnologia Faculdade de Odontologia Departamento de Materiais Dentários e Prótese Dentária, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Campinas Engenharia de Transportes Escola de Tecnologia, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Ciências e Tecnologia Faculdade de Odontologia Departamento de Biociências e Diagnóstico Bucal | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Ciência e Tecnologia Departamento de Engenharia Ambiental, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Ciência e Tecnologia Faculdade de Odontologia, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Ciência e Tecnologia Faculdade de Odontologia Departamento de Materiais Dentários e Prótese Dentária, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Ciências e Tecnologia Faculdade de Odontologia Departamento de Biociências e Diagnóstico Bucal | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Ciência e Tecnologia Departamento de Engenharia Ambiental, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Brazilian Dental Science | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dental Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student evaluation | - |
Título: dc.title | Evaluation of different teaching methodologies by assessing the performance of dentistry students | - |
Título: dc.title | Avaliação de diferentes metodologias de aprendizagem aferindo o desempenho de estudantes de odontologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: