Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Andréa Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Parisotto, Ana Luzia Videira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:18:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:18:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4013/cld.2023.212.01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307943 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307943 | - |
Descrição: dc.description | This article is based on a collaborative-critical action- research of an applied qualitative nature focusing on continued teacher education connected to the teaching of textual production. Its participants comprised teachers and school and system administrators. It aimed at assessing the teacher education model implemented by a city in the State of São Paulo by assessing its theoretical basis and appraising the outcomes of its instructional meetings. Data was collected by means of questionnaires answered by the participants and video footage recorded at the meetings. The collected data was categorized and analyzed based on the work of several researchers, such as Eraut (1987), Ferry (1987), Zeichner (1993), Demailly (1997), Pacheco and Flores (1999), Day (2001), Oliveira-Formosinho (2009), Cardoso et. al. (2012), Diniz-Pereira (2014), Shulman (2014), Carnin (2015), Guimarães (2016), and Ferreira and Santos (2016). As most participants resorted to textbooks and recommendations available on the Internet, it was necessary to promote their critical thinking about these sources. The instructional strategies employed enabled the participants to recognize the closeness between their class plans and the structures of the textbooks they consulted to plan their classes. The results suggest that promoting teacher’s authorship in class planning can assist in re-signifying the work they do. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 231-251 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Calidoscopio | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of Mother Tongue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbook | - |
Título: dc.title | Teacher education in the teaching of text production at elementary school: a necessary transgression | - |
Título: dc.title | A formação docente para o ensino da produção de texto na escola básica: uma transgressão necessária | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: