PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM A TÉCNICA DE CLOZE: ELABORAÇÃO E SIGNIFICÂNCIA CLÍNICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAlbrecht, Renata Graziele Morini-
Autor(es): dc.creatorCapellini, Simone Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:01:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:01:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392023-244124-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/307898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307898-
Descrição: dc.descriptionLa hipótesis de este estudio está centrada en el hecho de que un programa de remediar con la Técnica de Cloze, nivelado por distintos grados de dificultades, puede contribuir para el desarrollo de la comprensión lectora de escolares con dificultades de comprensión lectora. Por eso, se tuvo por objetivo elaborar este programa y analizar la significancia clínica. Para ello, se elaboró un programa de intervención por intermedio de una revisión bibliográfica y después se realizó un estudio piloto y aplicado en 28 escolares enseñanza básica I, divididos en Grupo I Estudio (escolares con dificultad en texto narrativo sometidos a la intervención); Grupo I Control (escolares con dificultad en texto narrativo no sometidos a la intervención); Grupo II Estudio (escolares con dificultad en texto expositivo sometidos a la intervención); Grupo II Control (escolares con dificultad en texto expositivo no sometidos a la intervención). Los resultados analizados por el Método JT apuntaran cambio fiable positivo y con significancia clínica para escolares del Grupo I Estudio, y de forma significativa para escolares del Grupo II Estudio.-
Descrição: dc.descriptionA hipótese deste estudo está pautada no fato de que um programa de remediação com a Técnica de Cloze, nivelado por diferentes graus de dificuldades, pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora de escolares com dificuldades de compreensão leitora. Sendo assim, objetivou-se elaborar este programa e analisar a significância clínica. Para isto, elaborou-se um programa de intervenção por meio de uma revisão bibliográfica e após foi realizado um estudo piloto e aplicado em 28 escolares ensino fundamental I, divididos em Grupo I Estudo (escolares com dificuldade em texto narrativo submetidos à intervenção); Grupo I Controle (escolares com dificuldade em texto narrativo não submetidos à intervenção); Grupo II Estudo (escolares com dificuldade em texto expositivo submetidos à intervenção); Grupo II Controle (escolares com dificuldade em texto expositivo não submetidos à intervenção). Os resultados analisados pelo Método JT apontaram mudança confiável positiva e com significância clínica para escolares do Grupo I Estudo, e de forma significativa para escolares do Grupo II Estudo.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
Relação: dc.relationPsicologia Escolar e Educacional-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectleitura-
Palavras-chave: dc.subjectcompreensão da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectteste de cloze-
Palavras-chave: dc.subjectremediação da leitura-
Título: dc.titlePROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM A TÉCNICA DE CLOZE: ELABORAÇÃO E SIGNIFICÂNCIA CLÍNICA-
Título: dc.titlePrograma de intervención con la técnica de cloze: Elaboración y Significancia Clínica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.