Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Anhembi Morumbi University | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Araraquara (UNIARA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pessoa, Pamella Teles | - |
Autor(es): dc.creator | Palanch, Adrianne Christine | - |
Autor(es): dc.creator | Casale, Karina Reche | - |
Autor(es): dc.creator | Montrezor, Luís Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Taxini, Camila Linhares | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Maria Antonia | - |
Autor(es): dc.creator | Marcondes, Fernanda Klein | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:29:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:29:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1152/ADVAN.00228.2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307896 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307896 | - |
Descrição: dc.description | In health courses, the students must be familiar with the effects of intravenous solutions on cell volume and function, a topic where there can be learning difficulties and misunderstandings. Since educational games can assist in understanding complex concepts, we created a game relating solution osmolarity and tonicity to red blood cell volume that was used in undergraduate Dentistry and Medicine courses. The students, working in groups, completed the game board by indicating the effect of the solutions on the red blood cell volume and classifying the solutions in terms of tonicity and osmolarity. The student indicated that the use of the educational game contributed to their understanding of osmolarity and tonicity. NEW & NOTEWORTHY This study describes an educational game for teaching osmolarity and tonicity, using classical red blood cell experiment results. The game was used during dialogic teaching, which was interrupted three times so that the student groups could answer questions about the experiments by completing a table describing the effects of different solutions on cell volume. According to the students’ perception, the game contributed to their understanding of osmolarity and tonicity as related to human cells. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Biosciences Piracicaba Dental School State University of Campinas (UNICAMP) | - |
Descrição: dc.description | Anhembi Morumbi University | - |
Descrição: dc.description | Department of Biological Science and Health–Medicine University of Araraquara (UNIARA) | - |
Descrição: dc.description | Study and Research Group in University Pedagogy (GEPPU) Department of Education Institute of Biosciences State University of São Paulo (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Study and Research Group in University Pedagogy (GEPPU) Department of Education Institute of Biosciences State University of São Paulo (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/06430-3 | - |
Formato: dc.format | 557-561 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Physiology Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | dialogic teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | intravenous solution | - |
Título: dc.title | An educational game for teaching osmolarity and tonicity: opinions of dental and medical students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: