Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bressane, Adriano | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Joao Pedro da Cunha | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Líliam César de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:57:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:57:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/ijerph21060706 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307871 | - |
Descrição: dc.description | Statement of Problem: Progressive urbanization has reduced human interactions with nature, raising concerns about its impact on mental well-being. Previous research has often focused on specific aspects of nature contact, neglecting its multifaceted dimensions and their effects on mental health, particularly in developing countries. Research Gap: There is a scarcity of studies exploring the comprehensive dimensions of nature contact, such as frequency, duration, intensity, and space naturalness, and their correlation with mental well-being in developing countries’ urban settings. Purpose: This study aims to identify patterns of nature contact related to mental well-being in metropolitan areas of Brazil using exploratory cluster analysis, bridging the existing knowledge gap and informing targeted interventions to enhance mental health through nature contact. Method: An online survey collected data from 2136 participants in Brazil’s metropolitan areas, focusing on their nature interaction patterns and mental health status using the Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21), hierarchical clustering with p-values via multiscale bootstrap resampling, and analysis of variance. Results and Conclusions: Three distinct groups were identified, showing varied patterns of nature contact and demographic profiles. Greater and more frequent nature contact was associated with lower levels of depression, anxiety, and stress. These findings suggest a beneficial relationship between nature contact and mental well-being. Practical Implications: The results underline the importance of urban planning and public health policies that facilitate access to natural spaces, highlighting socioeconomic factors as significant barriers to this access. Future Directions: Further research should explore causal relationships and consider the specific realities and challenges faced by residents of developing nations. | - |
Descrição: dc.description | Institute of Science and Technology São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Civil and Environmental Engineering São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Institute of Science and Technology São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Civil and Environmental Engineering São Paulo State University (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Environmental Research and Public Health | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | cluster approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | developing countries | - |
Palavras-chave: dc.subject | mental well-being | - |
Palavras-chave: dc.subject | multidimensional analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | nature contact | - |
Título: dc.title | Recognizing Patterns of Nature Contact Associated with Well-Being: An Exploratory Cluster Analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: