Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | das Neves, Anderson Jonas | - |
Autor(es): dc.creator | Postalli, Lidia Maria Marson | - |
Autor(es): dc.creator | De Souza, Deisy das Graças | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:20:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:20:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-40868-7_6 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307863 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307863 | - |
Descrição: dc.description | Large-scale assessments of students in the early years of basic education in Brazil show a rudimentary level of reading comprehension, requiring the development of instructional and procedural resources to meet this need. This chapter presents an operational description of verbal behaviors based on their control relations and how they can be related by equivalence. Stimulus selection, vocalizing, and transcription behaviors can be placed under the control of both smaller textual units (e.g., letters and syllables) and longer units (e.g., words, sentences, and short texts). In the context of the curriculum for teaching reading and writing “Learning to Read and Write in Small Steps” (Aprender a Ler e Escrever em Pequenos Passos [ALEPP]) via equivalence-based instruction, subdivided into modules of different complexities (e.g., regular words, words with spelling difficulties, and small texts), the chapter introduces sentences as the unit of analysis. In teaching sentences of the same syntax, words with the same ordinal function (i.e., subjects → verbs → objects) can be recombined generating new sentences. The chapter moves on to identify and describe the resources necessary for programming sentence teaching that includes sequential responses and ordinal control. The indicators of effectiveness, efficiency and generality were described from previous studies with different populations. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Formato: dc.format | 139-164 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Contributions of Behavior Analysis to Reading and Writing Comprehension | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equivalence-based instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ordinal control | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequential responding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Título: dc.title | Resources Needed to Expand the Program for Teaching Verbal Repertoires Toward Sentences | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: