Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ctr Estadual Educ Tecnol Paula Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Marco Aurelio | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalari, Rosa Maria Feiteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5902/1984644470007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307835 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307835 | - |
Descrição: dc.description | This article aims at understanding the social, economic, and political environments in which occured the implementation in the Technical course in Environment Integrated to High School (Etim) at Paula Souza Center, in Sao Paulo, downtown. This goal is justified since we are facing a systemic crisis in which the processes of exploitation, extraction, and degradation of nature have culminated in the destabilization of ecological relationships, and also the threat to the existence of life on Earth.Thus, society has seen the areas of Education and Environmental Education -EE -as potential articulators to deal with this crisis in the face of the urgency of acquiring other socio-environmental values and behaviors in order to replace utilitarianism. Implementing technical education is critical. However, it does not seem to be enough without problematizing the complex, socio-environmental interrelationships focusing on integral, and omnilateral education. The investigation was based on the qualitative perspective, following a document analysis, and semi-structured interview as data collection procedures. Discursive Textual Analysis - DTA was used as an analytical tool. Based on the results, we understand that the design of the curriculum of the Technical course in Environment Integrated to High School (Etim) occurred under the influence of neoliberal policies in socio-political, and economic contexts of contradictions between education for competences and autonomy. We have observed a course made up of a mosaic of political, and structural aspects focused on the training process on the environmental issue. | - |
Descrição: dc.description | Ctr Estadual Educ Tecnol Paula Souza, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Rio Claro, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Rio Claro, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 26 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Santa Maria | - |
Relação: dc.relation | Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental crisis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integral education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberal policies | - |
Título: dc.title | The implementation context of Integrated Technical Education in the Environment at Paula Souza Center | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: