Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Alfenas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Inst Geociencias & Ciencias Exatas IGCE | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Yan Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Guilherme Henrique Gomes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307826 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307826 | - |
Descrição: dc.description | In this work we analyze how the pedagogical work was inserted with landscape of investigation with high school students, discussing the potential and challenges for teaching practice. Based on concerns from Critical Mathematics Education, we developed investigative tasks in the discipline of Mathematics and Financial Vision with two 2nd year classes of New High School in a state public school in a municipality in the south of the state of Minas Gerais. To collect data, a didactic sequence was developed and carried out with the theme Consumption and Indebtedness. The data consisted of observations and notes from the teacher and records produced by the students. The results showed that the inclusion of landscape of investigation can encourage dialogue and the formation of students' critical thinking. However, it was observed that the students had difficulties in mobilizing the mathematical notions necessary to carry out the task. Challenges include students' resistance to accepting the invitation to research, dependence on the teacher when carrying out tasks, moments of student dispersion and difficulties in relating aspects of Mathematics to a real situation. | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Alfenas, Inst Ciencias Exatas, Dept Matemat, Alfenas, MG, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Educ Matemat, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Matemat, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Programa Posgrad Educ Matemat PPGEM, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Inst Geociencias & Ciencias Exatas IGCE, Rio Claro, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Educ Matemat, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Matemat, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Programa Posgrad Educ Matemat PPGEM, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 37-68 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Alfenas | - |
Relação: dc.relation | Sigmae | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigate tasks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consumption | - |
Título: dc.title | Landscape of Investigation and Financial Education: a proposal for the New High School | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: