Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Fronteira Sul | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Richit, Adriana | - |
Autor(es): dc.creator | Richit, Luiz Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Teilor, Bruno Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:29:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:29:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v37n77a06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307803 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307803 | - |
Descrição: dc.description | The learning of Calculus concepts by undergraduate students is a complex process. Driven by the question ‘Which reasoning processes are developed by undergraduates in a Calculus Lesson Study investigation class?’ we carried out a qualitative and interpretative investigation related to the topic of “Maximums and Minimums’. The Lesson Study, organized into twelve two-hour weekly meetings, involved eight professors from Higher Education Institutions in Southern Brazil. The investigation class was held in a Calculus class of a Mathematics Degree Course at a Federal Institution located in the Southern region of Brazil. The empirical material consists of transcripts from the investigation class recordings and the notes that the students produced in the assignment solving process. The analysis highlighted aspects related to two reasoning processes: deployment and depiction articulation; justification and conclusion phrasing. As for results, the analysis highlighted that the assignment, due to the context that supported it and its design, promoted the development of mathematical reasoning, which stimulated the conveying of mathematical ideas and the formulation and validation of conclusions. | - |
Descrição: dc.description | A aprendizagem de conceitos do Cálculo por estudantes do ensino superior caracteriza um processo complexo. Guiados pela questão Quais processos de raciocínio são desenvolvidos por estudantes universitários a partir da aula de investigação em um lesson study em Cálculo, realizamos uma pesquisa qualitativa e interpretativa relacionada ao tópico Máximos e Mínimos. O lesson study , organizado em doze encontros semanais de duas horas, envolveu oito professores de instituições de ensino superior da região Sul do Brasil. A aula de investigação, sobre a qual a presente análise se dedica, foi realizada em uma turma de Cálculo de um Curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal sul-brasileira. O material empírico constitui-se das transcrições da gravação da aula de investigação e das resoluções dos estudantes para a tarefa proposta. A análise evidencia aspectos relacionados a dois processos de raciocínio: mobilização e articulação de representações e formulação de justificativas e conclusões. Como resultados, a análise sinaliza que a tarefa, pelo contexto que a embasou e pelo seu design , favoreceu o desenvolvimento do raciocínio matemático, o qual estimulou a comunicação de ideias matemáticas e a formulação e a validação de conclusões. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | UNESP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal da Fronteira Sul | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Paraná | - |
Descrição: dc.description | UNESP | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 402748/2021-2 | - |
Formato: dc.format | 1036-1062 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Bolema: Boletim de Educação Matemática | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lesson study | - |
Palavras-chave: dc.subject | University teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maxima and Minima | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Degree Course | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lesson Study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Máximos e Mínimos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Matemática | - |
Título: dc.title | Abordagem de Máximos e Mínimos em um Curso Universitário de Cálculo | - |
Título: dc.title | Approach of Maxima and Minima in a University Course in Calculus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: