Abordagem de Máximos e Mínimos em um Curso Universitário de Cálculo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Fronteira Sul-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorRichit, Adriana-
Autor(es): dc.creatorRichit, Luiz Augusto-
Autor(es): dc.creatorTeilor, Bruno Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:29:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:29:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v37n77a06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/307803-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307803-
Descrição: dc.descriptionThe learning of Calculus concepts by undergraduate students is a complex process. Driven by the question ‘Which reasoning processes are developed by undergraduates in a Calculus Lesson Study investigation class?’ we carried out a qualitative and interpretative investigation related to the topic of “Maximums and Minimums’. The Lesson Study, organized into twelve two-hour weekly meetings, involved eight professors from Higher Education Institutions in Southern Brazil. The investigation class was held in a Calculus class of a Mathematics Degree Course at a Federal Institution located in the Southern region of Brazil. The empirical material consists of transcripts from the investigation class recordings and the notes that the students produced in the assignment solving process. The analysis highlighted aspects related to two reasoning processes: deployment and depiction articulation; justification and conclusion phrasing. As for results, the analysis highlighted that the assignment, due to the context that supported it and its design, promoted the development of mathematical reasoning, which stimulated the conveying of mathematical ideas and the formulation and validation of conclusions.-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem de conceitos do Cálculo por estudantes do ensino superior caracteriza um processo complexo. Guiados pela questão Quais processos de raciocínio são desenvolvidos por estudantes universitários a partir da aula de investigação em um lesson study em Cálculo, realizamos uma pesquisa qualitativa e interpretativa relacionada ao tópico Máximos e Mínimos. O lesson study , organizado em doze encontros semanais de duas horas, envolveu oito professores de instituições de ensino superior da região Sul do Brasil. A aula de investigação, sobre a qual a presente análise se dedica, foi realizada em uma turma de Cálculo de um Curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal sul-brasileira. O material empírico constitui-se das transcrições da gravação da aula de investigação e das resoluções dos estudantes para a tarefa proposta. A análise evidencia aspectos relacionados a dois processos de raciocínio: mobilização e articulação de representações e formulação de justificativas e conclusões. Como resultados, a análise sinaliza que a tarefa, pelo contexto que a embasou e pelo seu design , favoreceu o desenvolvimento do raciocínio matemático, o qual estimulou a comunicação de ideias matemáticas e a formulação e a validação de conclusões.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionUNESP-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal da Fronteira Sul-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal do Paraná-
Descrição: dc.descriptionUNESP-
Descrição: dc.descriptionCNPq: 402748/2021-2-
Formato: dc.format1036-1062-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectCalculus-
Palavras-chave: dc.subjectLesson study-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMaxima and Minima-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Degree Course-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo-
Palavras-chave: dc.subjectLesson Study-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectMáximos e Mínimos-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Matemática-
Título: dc.titleAbordagem de Máximos e Mínimos em um Curso Universitário de Cálculo-
Título: dc.titleApproach of Maxima and Minima in a University Course in Calculus-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.