
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bressane, Adriano | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Mirela Beatriz | - |
| Autor(es): dc.creator | Goulart, Ana Paula Garcia | - |
| Autor(es): dc.creator | Medeiros, Líliam César de Castro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:11:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:11:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/ijerph21050585 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307764 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307764 | - |
| Descrição: dc.description | Statement of problem: Urbanization has brought significant advancements in human well-being; however, it poses challenges to urban green spaces (UGSs), affecting environmental quality and public health. Research gap: Previous studies have established the importance of UGSs for urban well-being but have not sufficiently explored how the naturalness of these spaces—ranging from untouched natural areas to human-designed landscapes—affects mental health outcomes in the context of developing countries, particularly Brazil. Purpose: This study aimed to bridge the research gap by investigating the relationship between the degree of naturalness in UGSs and mental health among residents of Brazilian metropolitan areas. Method: Data were collected through an online survey involving 2136 respondents from various Brazilian urban regions. The study used Welch’s ANOVA and Games–Howell post hoc tests to analyze the impact of UGS naturalness on mental health, considering depression, anxiety, and stress levels. Results and conclusions: The findings revealed that higher degrees of naturalness in UGSs significantly correlate with lower levels of mental distress. These results underscore the necessity of integrating natural elements into urban planning to enhance public health. Practical implications: Urban planners and policymakers are encouraged to prioritize the preservation and creation of naturalistic UGSs in urban environments to improve mental health outcomes. Future directions: Further research should explore the specific attributes of naturalness that most contribute to well-being and examine the scalability of these findings across different cultural and environmental contexts. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Science and Technology São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Civil and Environmental Engineering Graduate Program São Paulo State University (UNESP) Faculty of Engineering | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Science and Technology São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Civil and Environmental Engineering Graduate Program São Paulo State University (UNESP) Faculty of Engineering | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 401721/2023-0 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | International Journal of Environmental Research and Public Health | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | mental health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | naturalness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | urban green spaces | - |
| Palavras-chave: dc.subject | urban planning | - |
| Título: dc.title | Understanding How Green Space Naturalness Impacts Public Well-Being: Prospects for Designing Healthier Cities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: