Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Copenhagen Business School (CBS) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Southern Denmark | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Alberto | - |
Autor(es): dc.creator | Marconi, Cláudia A. | - |
Autor(es): dc.creator | Buhmann, Karin | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Rafael de S.N. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:23:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:23:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4324/9781003388227-35 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307755 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307755 | - |
Descrição: dc.description | This chapter takes as its point of departure the collapse of the Samarco (Fundão) tailings dam in 2015, which resulted in the flooding of two villages, multiple deaths, and environmental harm in the affected area. We add an ethics perspective, inspired by the research ethics that apply to activities in Brazil and many other countries for research involving people. Based on a review of the academic and grey literature on the aftermath of the disaster, as well as an online survey with affected people, we examine and discuss the ethical dimension of stakeholder engagement in the Samarco dam disaster. We suggest that in the absence of specific tools or standards to assess meaningfulness in MSE, standards borrowed from research ethics can serve as a proxy towards the assessment and design of an intervention involving engagement with affected people. While focused on a Brazilian case study, the findings are likely to be relevant to a broad international audience of stakeholder engagement practitioners and policymakers. | - |
Descrição: dc.description | Federal University | - |
Descrição: dc.description | Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP) | - |
Descrição: dc.description | International Relations Graduate Program San Tiago Dantas Program (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) | - |
Descrição: dc.description | FECAP Business School | - |
Descrição: dc.description | Jean Monnet Centre of Excellence in Business and Human Rights (FECAP) | - |
Descrição: dc.description | Copenhagen Business School (CBS) | - |
Descrição: dc.description | Centre for Law Sustainability & Justice University of Southern Denmark | - |
Descrição: dc.description | Department of Political Science University of São Paulo (DCP-USP) | - |
Descrição: dc.description | International Relations Graduate Program San Tiago Dantas Program (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) | - |
Formato: dc.format | 413-432 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | The Routledge Handbook on Meaningful Stakeholder Engagement | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | ASSESSING MEANINGFUL STAKEHOLDER ENGAGEMENT THROUGH ETHICS STANDARDS: Lessons from the Samarco Dam Break and its Operational-level Remediation Program | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: