
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | São Bento do Sul | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mocrosky, Luciane Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | de Fátima Custódio Dambros de Carlos, Vanessa | - |
| Autor(es): dc.creator | Panossian, Maria Lucia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:29:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:29:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a230277 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307736 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307736 | - |
| Descrição: dc.description | In this work, our objective is to present and discuss manifestations related to the understanding of concepts by participating teachers in the Pedagogical Workshop of Mathematics (OPM), a continuous education process that took place in São Bento do Sul (SC). The proposal is supported by the Teaching Guiding Activity as a theoretical-methodological basis grounded in the principles of historical-dialectical materialism, historical-cultural theory, and activity theory. Based on these assumptions, we understand that the teacher's activity involves the intentional and systematic organization of actions that trigger in students the processes of appropriation of concepts and human historical-cultural experiences. As we present the analysis of one of the formative moments in the OPM, we identified shortcomings in teachers' understanding, and this affects the way they organize teaching actions related to concepts. Thus, what we want to draw attention to is that the teacher needs to theoretically understand the teaching object, the concept, its historical-logical movement, the needs, and the relationships established in its constitution. Our argument is that teacher training processes should be constituted as activities, placing the teacher in a learning process, mobilizing them to the need for appropriate conceptual relationships articulated to pedagogical processes of teaching. In this sense, we emphasize the work in the OPM, which is based on the assumptions of the Teaching Guiding Activity and constitutes a possibility to organize formative spaces that contemplate actions focused on theoretical and practical articulation, collective study, and understanding of concepts in an environment of reflective learning for teachers. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista UNESP- Rio Claro EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR, Curitiba | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR – Curitiba. Professora na rede estadual de educação de Santa Catarina São Bento do Sul, Santa | - |
| Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo USP 2014. Professora do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR – Curitiba | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista UNESP- Rio Claro EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR, Curitiba | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching Guiding Activity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Understanding of concepts | - |
| Título: dc.title | Concept study moments in mathematics teacher training | - |
| Título: dc.title | Momentos de estudo do conceito nas formações de professores de matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: