Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, José Augusto Chaves | - |
Autor(es): dc.creator | Hilário, Carla Mara | - |
Autor(es): dc.creator | Grácio, Maria Cláudia Cabrini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:07:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:07:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1808-5245.30.138768 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307725 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307725 | - |
Descrição: dc.description | The evaluation processes of academic life, which are predominantly quantitative, have led researchers to distort their productivity, in many cases, through unethical attitudes, leading to the so-called academic productivism. In this sense, this article aims to examine the phenomenon of academic productivism, seeking to identify its dimensions in the context of authorship attribution, the configuration of publications, citations, and predatory publications, and discuss its effects on the scientific communication process. To do so, it uses a critical review of the literature, focusing on issues relating to the sociology of science and ethics in scientific production. The article highlights the need to consider elements of a qualitative nature when evaluating scientific productivity, reflecting an ethical commitment to scientific practice. It concludes that academic productivism has led to the practice of valuing publication as the ultimate objective of research and intellectual production, restricting investigative activity and the production of knowledge to a quantification of results. | - |
Descrição: dc.description | Os processos avaliativos da vida acadêmica, que são predominantemente quantitativos, têm levado os pesquisadores a um desvirtuamento em sua produtividade, em muitos casos, por meio de atitudes antiéticas, conduzindo ao denominado produtivismo acadêmico. Nesse sentido, objetiva-se examinar o fenômeno do produtivismo acadêmico, buscando identificar suas dimensões no âmbito da atribuição da autoria, da configuração das publicações, das citações e das publicações predatórias, e discutir sobre seus efeitos para o processo de comunicação científica. Para tanto, se vale de uma revisão crítica da literatura, centrando-se em aspectos relativos à sociologia da ciência e à ética na produçãocienmtífica. Destaca-se a necessidade de que sejam considerados elementos de natureza qualitativa na avaliação da produtividade científica, refletindo um comprometimento ético com a prática científica e conclui-se que o produtivismo acadêmico tem conduzido à prática de valoração da publicação como objetivo último da pesquisa e da produção intelectual restringindo a atividade investigativa e a produção de conhecimento a uma quantificação de resultados. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
Relação: dc.relation | Em Questão | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | academic productivism | - |
Palavras-chave: dc.subject | scientific assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | scientific publication | - |
Palavras-chave: dc.subject | research ethics. | - |
Palavras-chave: dc.subject | produtivismo acadêmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | avaliação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | ética em pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | produção científica. | - |
Título: dc.title | As dimensões do fenômeno produtivismo acadêmico e seu efeito danoso na atividade científica | - |
Título: dc.title | The dimensions of the academic productivism phenomenon and its harmful effect on scientific activity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: