Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Verena Camargo | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Pedro Henrique da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Airam Roggero Sousa da | - |
Autor(es): dc.creator | Annunciato, Isabelly | - |
Autor(es): dc.creator | Nicodemo, Igor | - |
Autor(es): dc.creator | Toyama, Marcos Hikary | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:04:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:04:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.16923/reb.v22i2.1085 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307706 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307706 | - |
Descrição: dc.description | The article describes an innovative educational approach that integrates scientific knowledge with environmental awareness through practical chemistry activities, following constructivist principles. High school students investigated heavy metal contamination, especially lead, in the River Itapanha & uacute;, S & atilde;o Paulo. With adapted protocols and accessible materials, they successfully detected the presence of lead in the water. The project provided practical experience in chemistry, promoting environmental awareness and scientific investigation skills. The potential of adaptable methodologies in public educational settings was highlighted, emphasizing the importance of innovative strategies for meaningful learning experiences. This work advances scientific education by emphasizing practical and contextualized methods, preparing students to critically and responsibly address real-world challenges. | - |
Descrição: dc.description | UNESP Campus Litoral Paulista, Lab Quim Prot & Bioquim Metab BIOMOLPEP, Sao Vicente, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UNESP Campus Litoral Paulista, Lab Quim Prot & Bioquim Metab BIOMOLPEP, Sao Vicente, Brazil | - |
Formato: dc.format | 137-148 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Soc Brasileira Bioquimica & Biologia Molecular | - |
Relação: dc.relation | Revista De Ensino De Bioquimica | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | scientific education | - |
Palavras-chave: dc.subject | hands-on experience in chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational innovation | - |
Título: dc.title | Lead detection in water samples: an innovative approach to teaching science in public schools | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: