
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) | - |
| Autor(es): dc.creator | Piccolo, Daiane Marcela | - |
| Autor(es): dc.creator | Affonso, Elaine Parra | - |
| Autor(es): dc.creator | Sant’Ana, Ricardo César Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:19:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:19:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2023.1110 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307687 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307687 | - |
| Descrição: dc.description | Objective: The General Data Protection Law, approved in Brazil, establishes restrictions on the privacy of online information that can be used to identify individuals, in w hich consent to data collection emerges as a determination to protect privacy. In this scenario, this article aims to analyze the practices of providing user consent in relation to data collection. Method: The methodology consisted of exploratory qualitative research; documentary research through legal document analysis of law s and regulations in order to identify and describe how w ebsites implement practices for obtaining user consent in relation to data collection. The approach adopted w as multi-case research used to study the 10 most accessed e-commerce sites in March 2022, according to the E-commerce Brasil ranking. To analyze the practices adopted by w ebsites, look for the guidelines proposed in the General Data Protection Law approved in Brazil. The collection w as carried out in April 2022. Result: It w as observed that 6 (six) of the w ebsites analyzed obtain consent for data collection through cookie notices, predominantly brief messages, mentioning only the improvement of user experience and a link to the priv acy policy and w ithout offering customization options, making it difficult to fully understand the data collection. Conclusions: Informed consent on w ebsites, influenced by data protection regulations such as GDPR in Europe and LGPD in Brazil, has been addressed mainly through cookie notices, often limited to a simple OK or OK button. I agree, resulting in deficiencies in explaining the types of cookies and configuration options. These gaps can generate a false sense of control on the part of users and pose risks to privacy protection. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (Fatec) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), SP | - |
| Formato: dc.format | 220-236 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Biblios | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consent | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Data collection | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Privacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Privacy Policy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Protection of Personal Data | - |
| Título: dc.title | Consent to data collection: privacy policies and data collection notices | - |
| Título: dc.title | Análisis del consentimiento para la recolección de datos en sitios de comercio electrónico: una mirada a la Ciencia de la Información | - |
| Título: dc.title | Análise da obtenção de consentimento para coleta de dados em sites de e-commerce: um olhar da Ciência da Informação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: