Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Northampton | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Birmingham | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Leicester | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Hertfordshire | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Manchester | - |
Autor(es): dc.creator | Horton, John | - |
Autor(es): dc.creator | Kraftl, Peter | - |
Autor(es): dc.creator | Balestieri, José Antonio Perrella | - |
Autor(es): dc.creator | Campos Marques, Arminda Eugenia | - |
Autor(es): dc.creator | Coles, Benjamin | - |
Autor(es): dc.creator | Delamaro, Mauricio Cesar | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Rubens Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Hadfield-Hill, Sophie | - |
Autor(es): dc.creator | Hall, Joseph | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Rachel Nunes | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Paulo Valladares | - |
Autor(es): dc.creator | Walker, Catherine | - |
Autor(es): dc.creator | Zara, Cristiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:45:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:45:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/25148486241254683 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307682 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307682 | - |
Descrição: dc.description | This paper advances multidisciplinary research, policy, education and activisms which cohere around the concept of the ‘water–energy–food (W–E–F) nexus’ via an evidence-led critique of normative forms of nexus-thinking which draws upon research with 3705 diverse young people's (aged 10–24 years) W–E–F experiences in SE Brazil. We consider how the neat, cool, ostensibly authoritative buzzword style of W–E–F nexus-thinking is radically unsettled – and sometimes conceptually-critically overwhelmed – via encounters with social scientific data in practice. In particular, the paper presents two interlinked analyses of data relating to young people's everyday engagements with water resources. First, we present a quantitative analysis of young people's everyday participation with/in water resources, highlighting diversities and inequities in relation to age, gender, ethnicity and social class, among other modes of social–cultural heterogeneity and intersectionality. Second, we present a qualitative narration of young people's water-related anxieties, evidencing their intimate everyday interrelations with watery materialities and insecurities – ‘black water’, ‘muddy water’, ‘shit water’ and all. In so doing, we advance an argument for what we term more-than-nexus-thinking: i.e., forms of research, theory and practice which value the apparent conceptual-ethical clarity and interoperability of nexus-thinking, whilst actively thinking-with complexities and deeply-affecting lived experiences of W–E–F in everyday spaces. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Economic and Social Research Council | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Health Education & Society University of Northampton | - |
Descrição: dc.description | School of Geography Earth and Environmental Sciences University of Birmingham | - |
Descrição: dc.description | Chemical and Energy Department Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Production Engineering Department Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Geography University of Leicester | - |
Descrição: dc.description | Electric Engineering Department Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Psychology Sport and Geography University of Hertfordshire | - |
Descrição: dc.description | Civil Engineering Department Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Sustainable Consumption Institute University of Manchester | - |
Descrição: dc.description | Chemical and Energy Department Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Production Engineering Department Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Electric Engineering Department Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Civil Engineering Department Sao Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 15/ 50226‐0 | - |
Descrição: dc.description | Economic and Social Research Council: ES/K00932X/1 | - |
Formato: dc.format | 1555-1579 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Environment and Planning E: Nature and Space | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | more-than-nexus | - |
Palavras-chave: dc.subject | nexus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water | - |
Palavras-chave: dc.subject | youth | - |
Título: dc.title | Água negra (black water) and overwhelming details: For more-than-nexus approaches to global water–energy–food challenges | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: