Relações étnico-raciais na Educação em Química a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMendes, Carolina Borghi-
Autor(es): dc.creatorMassi, Luciana-
Autor(es): dc.creatorColturato, Andriel Rodrigo-
Autor(es): dc.creatorStachowski, Lucas Nakamura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:39:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:39:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320250006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/307673-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307673-
Descrição: dc.descriptionTeaching African, Afro-Brazilian and Indigenous history and culture has been mandatory in Brazil for more than two decades. Although publications in the field of chemistry education offer didactic proposals, they lack a clear pedagogical foundation on how to incorporate ethnic-racial relations. This research is theoretical and conceptual, rooted in historical-critical pedagogy and historical-dialectical materialism. It seeks to provide a foundation for integrating racial-ethnic relations into chemistry education, considering the connections between these issues and scientific concepts. We begin with a historical-critical bibliography in dialogue with ethnic-racial relations, mobilizing categories such as mediation, singular-particular-universal, humanization, alienation, and generic objectification. In terms of social practice, we defend a teaching that is not reduced to the chemical concept, nor a contextualization without concreteness, since chemical contents are syntheses of multiple determinations and contradictions between the economic system and traditional communities in historical processes of humanization and alienation of science.-
Descrição: dc.descriptionA obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena se impõe há mais de vinte anos. Ainda que publicações da área de Educação em Química avancem com propostas didáticas, a forma como inserem as relações étnico-raciais prescinde de fundamentação pedagógica clara. Esta pesquisa, de natureza teórico-conceitual, está alicerçada na Pedagogia Histórico-Crítica e no Materialismo Histórico-Dialético e tem como objetivo apontar fundamentos para a inserção da Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação em Química de forma concreta, considerando uma efetiva relação entre a questão étnico-racial e os conceitos científicos. Partimos de um acervo histórico-crítico em diálogo com as relações étnico-raciais, mobilizando categorias como mediação, singular-particular-universal, humanização, alienação e objetivações genéricas. Referenciados na prática social, defendemos um ensino não reduzido ao conceito químico, tampouco à contextualização sem concretude, visto que conteúdos químicos são sínteses de múltiplas determinações e contradições entre sistema econômico e comunidades tradicionais em meio aos processos históricos de humanização e alienação da ciência.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Relação: dc.relationCiência & Educação (Bauru)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-critical pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectScientific concept-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical and dialectical materialism-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectConceito científico-
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismo histórico e dialético-
Título: dc.titleRelações étnico-raciais na Educação em Química a partir da Pedagogia Histórico-Crítica-
Título: dc.titleEthnic-racial relations in chemistry education from a historical-critical pedagogy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.