Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Tavano, Lucas Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Cortela, Beatriz Salemme Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p234 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307653 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307653 | - |
Descrição: dc.description | This article explores the use of commercial films in the initial training of physics teachers, based on results from a research study that involved developing a teaching sequence centered on the film Radioactive (2019). It discusses the didactic possibilities of using a film to address conceptual, procedural, and attitudinal content through the presentation of proposals (based on initial planning) and, subsequently, research results to assess their feasibility. This is a case study with data collected from a group of pre-service physics teachers using a questionnaire with open-ended questions, analyzed using the Collective Subject Discourse method. Among the conceptual contents, the results indicated the possibility of exploring an analogy related to radioactivity, provided that appropriate procedures are used, such as identifying and comparing elements of the target situation and the analogy and encouraging discussions about positive and negative aspects. Regarding procedural contents, the study found the potential for developing content with varying levels of complexity and generality, related to the search, selection, comparison, interpretation, and analysis of information. Among the attitudinal contents, a finding is the potential for pre-service teachers to incorporate attitudes regarding their understanding of the didactic resource used, motivated by their positive perception of the experience during the activities, which could lead to similar practices in their professional performance. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – UNESP, Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 1401, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista – UNESP, Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 1401, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – UNESP, Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 1401, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista – UNESP, Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 1401, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 234-259 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Investigacoes em Ensino de Ciencias | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Commercial film | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse of the Collective Subject | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial training of Physics teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching resource | - |
Título: dc.title | Analysis of a proposal for using a film based on conceptual, procedural, and attitudinal content | - |
Título: dc.title | ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UM FILME COM BASE NOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: