Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | East Carolina University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pardi, Vanessa | - |
Autor(es): dc.creator | Castilho, Giovanna Torqueto | - |
Autor(es): dc.creator | Stewart, Rachel | - |
Autor(es): dc.creator | Luo, Huabin | - |
Autor(es): dc.creator | Wright, Wanda G. | - |
Autor(es): dc.creator | Moss, Mark Eric | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:58:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:58:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/froh.2024.1477036 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307652 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307652 | - |
Descrição: dc.description | Objectives: The present study aimed to assess the association between family routines and dental caries and self-rated oral health status. Methods: Data from the 2020–2021 National Survey of Children's Health (NSCH) completed at United States were used. Our outcome variables were self-reported dental caries (yes/no) and poor oral health condition (yes/no). Our independent variables were related to family routines: (1) Going to bed at the same time (yes/no); (2) Days having dinner together (0–7days); (3) Hours spent in front of the TV, computer, cell phone or other electronic devices (screen time); and (4) adequate sleep (yes/no). We used socioeconomic factors, health insurance coverage, family structure and neighborhood characteristics as covariates. Univariate and multiple logistic regression were used to analyze the data. Results: For the dental caries outcome, children with regular bedtimes (AOR = 0.68, 95% CI: 0.58–0.79), more frequent family dinners (AOR = 0.90, 95% CI: 0.85–0.96), and supportive neighborhoods (AOR = 0.88, 95% CI: 0.78–0.99) were less likely to report dental caries. Increased screen time (AOR = 1.10, 95% CI: 1.04–1.15) was associated with higher self-reported dental caries. For oral health status, children with regular bedtimes, (AOR = 0.60, 95% CI: 0.48–0.75), supportive neighborhoods (AOR = 0.81, 95% CI: 0.68–0.97), and with more neighborhood amenities (AOR = 0.92, 95% CI: 0.88–1.00) reported better health. More screen time (AOR = 1.11, 95% CI: 1.02–1.21) and poor neighborhood conditions (AOR = 1.13, 95% CI: 1.02–1.26) correlated with poor oral health. Conclusions: Findings from this study indicate that family routines play a significant role in children's oral health. Future research should focus on interdisciplinary family- and community-level interventions that are tailored to support healthy habits and address the needs of families. | - |
Descrição: dc.description | School of Dental Medicine East Carolina University | - |
Descrição: dc.description | Department of Morphology and Children’s Clinic School of Dentistry São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Public Health Brody School of Medicine East Carolina University | - |
Descrição: dc.description | Department of Morphology and Children’s Clinic School of Dentistry São Paulo State University (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Oral Health | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | bedtime | - |
Palavras-chave: dc.subject | dental caries | - |
Palavras-chave: dc.subject | family | - |
Palavras-chave: dc.subject | mealtime | - |
Palavras-chave: dc.subject | neighborhood characteristics | - |
Palavras-chave: dc.subject | oral health | - |
Palavras-chave: dc.subject | screen time | - |
Palavras-chave: dc.subject | sleep | - |
Título: dc.title | May family routines impact oral health in American children? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: