Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal | - |
Autor(es): dc.creator | Milani, Raquel | - |
Autor(es): dc.creator | Faustino, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Lessandra Marcelly Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza-Carneiro, Débora Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Suaréz, Jeimy Marcela Cortés | - |
Autor(es): dc.creator | de Britto, Reginaldo Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:55:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:55:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.11647/OBP.0316.06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307644 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307644 | - |
Descrição: dc.description | This chapter aims to discuss relations between aspects of democracy and different mathematics classrooms with the potential to become landscapes of investigation. The theoretical framework is based on the concepts of mathemacy, dialogue, representativeness, equity, inclusion, collaboration and criticism, which are essential for the maintenance and promotion of democracy. Three episodes of different mathematics classrooms are reflected upon: a class on functions in Brazilian higher education, high-school students visiting a quilombola community, and a mathematics class with Colombian adolescents. The likelihood for the three episodes to move into landscapes of investigation is discussed. Aspects that could have led these classes away from the path of landscapes of investigation are highlighted: these include the demand of the school institutions for teachers to follow a specific teaching material and/or regulate class time, students’ movements to reinforce the culture of exercises, and the failure of education managers to legitimise work aimed at the development of democracy. The analysis of the episodes showed the presence of aspects that could contribute to the promotion and maintenance of democracy: the dialogical posture of the teacher, and both teachers and students’ opportunities to discuss social, cultural, political and ethnic issues in mathematics classes. | - |
Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro | - |
Formato: dc.format | 95-114 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Landscapes of Investigation: Contributions to Critical Mathematics Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Aspects of Democracy in Different Contexts of Mathematics Classes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: