Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Unisinos University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Diego Luciano | - |
Autor(es): dc.creator | Ladeira, Francisco Sérgio Bernardes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:49:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:49:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.catena.2025.108945 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307619 | - |
Descrição: dc.description | Paleopedology is an interdisciplinary and historical scientific field focused on the study of fossil soils and ancient landscapes. Like other historical sciences such as geology and paleontology, paleopedology works with incomplete datasets and preservation biases. Despite these challenges, paleosols provide valuable paleoenvironmental, paleobiological, and paleoecological data, allowing for inferences about past events and entities. The aim of this paper is to engage in a reflective exercise on the role played by the soil memory concept as an epistemic tool to overcome contingency, underdetermination, and equifinality—common phenomena within historical sciences—in interpretation of paleosols. The soil memory concept is related to the capacity of soil record information about soil forming factors and pedogenic processes in their characteristics. This work discusses how soil memory serves as a conceptual and methodological framework that facilitates the establishment of analogical reasoning in paleopedology. Soil memory in paleopedology identifies regularities between paleosols and soils, linking different pedogenic characteristics and processes across various spatial and temporal scales, thereby allowing paleoenvironmental explanation. Soil memory provides an ’experimental context’ to emphasize the observed regularities between different objects, such as Precambrian and Quaternary paleosols at different scales. Soil memory is not a definitive explanation but rather an open, dynamic, and exploratory tool that helps guide subsequent research steps and refine questions based on weak and in some cases unrelated evidence. Recent years have seen increased interest in the capacity of historical sciences, particularly geology and paleontology, to provide comprehensive explanations for complex events from the deep past. Integrating paleopedology into this discussion enhances our understanding of how scientific knowledge about past environments is constructed, and how the historical sciences contribute to scientific explanations. | - |
Descrição: dc.description | ICHNOS Research Group Department of Geology São Paulo State University-UNESP, Av. 24, 1515, Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | ICHNOS Research Group Geology Graduate Program Unisinos University, Av. Unisinos 950, 93022-000 São Leopoldo | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Pedology (LabPed) Department of Geography Institute of Geosciences State University of Campinas (UNICAMP), R. Carlos Gomes, 250, 13083-855, Campinas | - |
Descrição: dc.description | ICHNOS Research Group Department of Geology São Paulo State University-UNESP, Av. 24, 1515, Rio Claro | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Catena | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analogical reasoning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paleosols | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific method | - |
Título: dc.title | Memories of the deep past: The importance of the soil memory concept for paleopedology studies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: