
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | UEM | - |
| Autor(es): dc.creator | Proença, Marcelo Carlos De | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:54:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:54:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a230236 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307616 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307616 | - |
| Descrição: dc.description | The article aims to analyze prospective mathematics teachers' difficulties in choosing problems in the Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas – EAMvRP approach. We carried out a qualitative field study with 33 students who had been trained to learn and propose teaching sequences using problems as a starting point from the perspective of EAMvRP. The results showed that the two most evident difficulties appeared in restructuring the chosen problem (elaborated and re-elaborated) and placing it in contexts close to the reality of the students at school. Along with the difficulties in finding strategies, using prior knowledge, and reviewing the use of alternatives/questions in the problems, this entirety indicates the necessary interrelation for the action of problem choice. We conclude that overcoming difficulties in choosing problems involves the continuous and joint constitution of pedagogical and mathematical knowledge. | - |
| Descrição: dc.description | O artigo tem como objetivo analisar as dificuldades de licenciandos em Matemática na escolha de problemas na abordagem do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas – EAMvRP. Realizamos um estudo qualitativo e de campo com 33 estudantes, os quais receberam uma formação para aprender e propor sequências de ensino tendo o problema como ponto de partida na perspectiva do EAMvRP. Os resultados mostraram que as duas dificuldades mais evidenciadas foram para reestruturar o problema escolhido (elaborado e reelaborado) e para situá-lo em contextos próximos à realidade dos alunos da escola. Além das dificuldades relacionadas à identificação de estratégias, utilização dos conhecimentos prévios e revisão de alternativas/questões nos problemas, esses resultados indicam a interrelação necessária para a ação de escolha do problema. Concluímos que superar as dificuldades na escolha de problemas está diretamente associado à constituição contínua e conjunta de conhecimentos pedagógico e matemático. | - |
| Descrição: dc.description | UNESP | - |
| Descrição: dc.description | UEM | - |
| Descrição: dc.description | UNESP | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Bolema: Boletim de Educação Matemática | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Initial Teacher Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Problem Solving | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Difficulties | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial de Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades | - |
| Título: dc.title | Dificuldades de Licenciandos em Matemática na Escolha do Problema na Perspectiva do EAMvRP | - |
| Título: dc.title | Prospective Mathematics Teachers’ Difficulties in Choosing a Problem from the Perspective of the EAMvRP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: