
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Fridman, Ana Luisa | - |
| Autor(es): dc.creator | Moraes Costa, Rogerio Luiz | - |
| Autor(es): dc.creator | Musicoguia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:03:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:03:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307607 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307607 | - |
| Descrição: dc.description | This article brings proposals of two professors in undergraduate music courses, in continuity with initiatives already presented to CIVAE (Costa, & Fridman, 2020). For this edition of the event, reflections and initiatives within Music Counterpoint and Ensemble Practices will be described, in addition to a creative experience involving a musical interaction between the teachers of these disciplines. The article also raise questions about important aspects to rethink the ongoing curricula in Brazilian universities, such as decolonial and non-hierarchical approaches, which value local culture and current issues, in addition to awakening poetic and immersive states of performance from the appreciation of studies involving corporeality and presence in music education and performance environments. | - |
| Descrição: dc.description | NUSOM-Sound Studies Research group from Sao Paulo University | - |
| Descrição: dc.description | PROPESQ-Research Department of Federal University of Rio Grande do Sul | - |
| Descrição: dc.description | State Univ Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | State Univ Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 400-404 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Adaya Press | - |
| Relação: dc.relation | 4th Interdisciplinary And Virtual Conference On Arts In Education, Civae 2022 | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | music education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | decolonial Iniciatives | - |
| Palavras-chave: dc.subject | creative processes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | corporeality | - |
| Título: dc.title | Music training in decolonial, opened and embodied perspectives: experiments in Counterpoint and Ensemble Practices | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: