Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Hashimoto, Marcelo Setsuo | - |
Autor(es): dc.creator | Magnoni, Maria da Graca Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:44:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:44:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18662 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307602 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307602 | - |
Descrição: dc.description | Dropout is a complex phenomenon that affects public and private higher education institutions, constituting a major concern for managers and researchers in the field of education. The objective of this study was to identify the causes of dropout among students who entered undergraduate courses from 2014 to 2020 at a college belonging to a public university in the State of S & atilde;o Paulo, aiming at a diagnosis favorable to the planning of public policies to combat. Using a quantitative-qualitative methodology, it was demonstrated that, in general, dropout rates are higher in the first two years of each course, with the majority of students dropping out of courses in the exact sciences area, the degree modality and evening classes. The main reasons for dropping out were: dissatisfaction with my professional choice, family and health problems, financial difficulties, too many theoretical classes and lack of use of new teaching methodologies. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Midia & Tecnol, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Educ, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Midia & Tecnol, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Educ, Bauru, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 19 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public university | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student Dropout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student Permanence | - |
Título: dc.title | <i>THE CAUSES OF DROPOUT FROM UNDERGRADUATE COURSES AT A PUBLIC STATE UNIVERSITY AND POSSIBLE PUBLIC POLICIES TO FIGHT IT</i> | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: