Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodas, Cecílio Merlotti | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Dayane de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | SantAna, Ricardo César Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:42:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:42:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307597 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307597 | - |
Descrição: dc.description | One of the tools used to collect data, including personal data, from users of electronic sites are the so-called cookies, whose purpose is (or should be) presented to users through cookie banners. The lack of effective transparency on the part of website owners prevents users from having clear, precise and easily accessible information about the treatment operations carried out with the data collected through cookies, generating informational asymmetry, an object of study in Information Science. User experience techniques, such as Morville's user experience facets, should be applied, aiming at reducing information asymmetry. The present work seeks to demonstrate how the facets of user experience, advocated by Morville (2004), can be applied in the construction of cookie banners. In addition, the present work also investigated the level of adherence to the user experience facets of Morville, by the 10 (ten) most accessed electronic sites in Brazil, in 2022. For this purpose, the present research used a qualitative analysis of bibliographic character, as well as looking for the most accessed electronic sites in Brazil, evaluating: i. the presence of cookie banners; ii. the level of adherence of the user experience facets to full, partial, and zero. Of the 10 (ten) sites evaluated, 3 (three) have cookie banners, and 1 (one) has a first and second level banner, demonstrating the need to apply cookie banners on electronic sites. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita de Filho” - UNESP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita de Filho” - UNESP | - |
Formato: dc.format | 1-10 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Informacao e Sociedade | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | banner de cookies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cookies | - |
Palavras-chave: dc.subject | facets of user experience | - |
Título: dc.title | FACETS OF USER EXPERIENCE APPLIED TO COOKIE BANNERS | - |
Título: dc.title | AS FACETAS DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO APLICADAS EM BANNERS DE COOKIES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: