
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dept Educ | - |
| Autor(es): dc.creator | Etelvino, Josiane Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Lemes, Sebastiao de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:49:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:49:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18129 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307564 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307564 | - |
| Descrição: dc.description | The present text addresses the functions of the BNCC (National Common Curricular Base) concerning educational systems in curriculum production, considering the intergovernmental agreement. As a practical example, it highlights the curriculum of Sao Paulo and emphasizes the shared concern among these guiding documents with contemporary demands. To comprehend this curricular harmonization, methodological instruments of morphology and discourse analysis were applied, following the Bakhtinian perspective on ideology, word, and context. Through this reflection, it became evident that curricula have a guided autonomy, allowing the creation of materials more suitable to local characteristics as long as they respect the general competencies of Basic Education and specific cognitive skills for each subject and grade. Thus, in this article, the harmonization relationship proposed by the BNCC, aiming to support the development of new curricula and teaching materials, has been termed orbital autonomy. | - |
| Descrição: dc.description | pcn | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Programa Posgrad Educ Escolar, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Dept Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Programa Posgrad Educ Escolar, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 19 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Unesp-faculdade Ciencias & Letras | - |
| Relação: dc.relation | Revista On Line De Politica E Gestao Educacional | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consonance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sao Paulo curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | - |
| Título: dc.title | THE CONSONANCE AS A PREMISE IN THE RELATIONSHIP BETWEEN BNCC AND CURRICULUMS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: