Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | González, Fredy Enrique | - |
Autor(es): dc.creator | Bicudo, María Aparecida Viggiani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:37:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:37:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.8208 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307547 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307547 | - |
Descrição: dc.description | Context: This research is situated within the field of Philosophy, aiming to highlight the philosophical-mathematical study carried out by the young Husserl. Objective: To analyze the philosophical-scientific-mathematical environment in which his initial studies in Mathematics took place. Justification: The importance of this study lies in the way Husserl has been recognized as the founding philosopher of Phenomenological Philosophy. Throughout his academic trajectory, he consistently engaged with Mathematics, dedicating himself to critically reflecting on the production of this science and its significance in the constitution of contemporary European science. Methodology: Theoretical study. Setting and Participants: Bibliographical study of Husserl, the founder of Phenomenological Philosophy. Data Collection and Analysis: Data collection was carried out through bibliographical research. Results: The rigor of Husserl’s mathematical, scientific, and philosophical education is emphasized, understood through: (a) his participation in the course taught by Weierstrass; (b) his doctoral work, in which he made theoretical contributions to the Calculus of Variations; (c) the work through which he achieved his Habilitation as a university professor, where he conducted a psychological analysis of the concept of number. This study constituted the prelude to his Philosophy of Arithmetic, in which he deepened his reflections on number and began his journey through the intricacies of Philosophy and Phenomenology concerning Mathematics and Logic, which he further developed in his Logical Investigations as well as in subsequent studies. This study highlights the absence of references to Edmund Husserl’s name in important and well-known texts on the History of Mathematics, despite his significant contributions within the field of Mathematics itself. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Campus Morro do Cruzeiro, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Rio Claro | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Acta Scientiae | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | arithmetization of mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | crisis of the foundations of mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | George Cantor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Karl Weierstrass | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical analysis | - |
Título: dc.title | The Philosophical-Scientific Ground on Which Young Husserl's Mathematical Education Took Place | - |
Título: dc.title | La Base Filosófico-Científica sobre la cual se produjo la Educación Matemática del joven Husserl | - |
Título: dc.title | A Base Filosófico-Científica sobre a qual ocorreu a Educação Matemática do Jovem Husserl | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: