Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Rogério De Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Edgar Bendahan | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Renata Trasse De Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:43:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:43:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-57652024v29id28235021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307533 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307533 | - |
Descrição: dc.description | This study used the “Academic Experiences Questionnaire”, in version reduced (QVA-r), to investigate how students at a public university realize their integration and adaptation to the university environment. Participated in this study 98 (ninety-eight) civil engineering students, freshmen between 2018 and 2022. The application of the QVA-r was carried out online and remotely, through the Google Docs platform, on an individual and voluntary basis. In this study, we sought to explore correlations and differences between general variables, such as “VUNESP grade” (entrance exam) and “Academic Performance Coefficient”, and variables specific in each dimension of the QVA-r, which included gender (female and male) and the types of entry through the entrance exam (self-declared black quota participants, pardos and indigenous people (PPI) and/or from public schools). The results indicate that, in general, students are well adapted to the University, but the personal dimension, which corresponds to items related to physical and psychological stability, emotional stability, self-perception and self-confidence are harmed by others. From the specific analyses, it is clear differences due to the gender and race of students, with students self-declared black, pardos and indigenous people presented mean frequencies lower in the questionnaire (QVA-r). The data indicate that the University must pay attention to the difficulties that face adaptation and that new studies need to be carried out to enable a better understanding of the psychosocial aspects of students at different stages of the institution. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). | - |
Relação: dc.relation | Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | academic experiences | - |
Palavras-chave: dc.subject | adaptation | - |
Palavras-chave: dc.subject | civil engineering | - |
Título: dc.title | Academic experiences: adaptation of Civil Engineering students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: