
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Sestito, Camila Dias de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Milani, Thiago Giroto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/44.2023.24030 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307514 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307514 | - |
| Descrição: dc.description | Accessibility issues are being increasingly addressed in legislation and inclusion practices adopted in the country and the world. Regarding education, some approaches were implemented aiming at a more inclusive school environment, such as the Special Education modality. To verify how Special Education is being attended in Brazilian institutions, the present study aimed to analyze open data made available by the National Institute of Educational Studies and Research Anisio Teixeira [Inep] from 2021 to diagnose the status of Special Education in Brazil, through clustering techniques. The results presented new perceptions about the Brazilian Special Education modality, showing regions that need more investment in the educational area, as well as regions with difficulties in the use of technologies, which can cause several problems, such as school dropout. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Ciencia Comp, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julho de Mesquita Filho UNE, Ciencia Comp, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julho de Mesquita Filho UNE, Ciencia Comp, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 17 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Nove Julho | - |
| Relação: dc.relation | Dialogia | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | people with disabilities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | technologies in schools | - |
| Título: dc.title | Analysis and reflections on special Education in Brazil: the 2021 scenario | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: