Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Aline Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva Alves, Veridiana Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Bianchini, Vivian Karina | - |
Autor(es): dc.creator | do Amaral Razzino, Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Pakes, Paulo Renato | - |
Autor(es): dc.creator | Bezerra, Barbara Stolte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:47:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:47:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-72490-9_23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307491 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307491 | - |
Descrição: dc.description | Rapid global urbanisation is driving the planning of sustainable cities, where more than half of the world’s population already resides in urban areas, with projections indicating that two-thirds will be living in these areas by 2050. This interdisciplinary study adheres to the principles of the circular economy, industrial symbiosis, and urban metabolism. A systematic literature review reveals a growing concern with sustainable practices in urban areas, highlighting their importance for collaboration and the matching of waste and resources. However, there is a significant gap in case studies or analyses in Brazil. Given the numerous technology parks within Brazilian territory, industrial symbiosis emerges as a key strategy to integrate industries into the urban environment, promoting waste reduction and fostering economic circularity, both globally and locally. | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Engineering UNESP—São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | UFSCar—Federal University of São Carlos Lagoa Dos Sinos | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Engineering UNESP—São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 241-248 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Springer Proceedings in Business and Economics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circular economy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial symbiosis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable cities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban metabolism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban planning | - |
Título: dc.title | Exploring Sustainable Urban Planning: A Global Analysis with a Focus on Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: