
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Alcalá | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Alicante | - |
| Autor(es): dc.creator | Capellini, Vera | - |
| Autor(es): dc.creator | Muñoz-Martínez, Yolanda | - |
| Autor(es): dc.creator | Gómez Puerta, Jose Marcos | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Verônica Lima dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Eduardo Pimentel da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:06:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:06:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2024.1435826 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307479 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307479 | - |
| Descrição: dc.description | Introduction: Brazil is a signatory of important documents that advocate the promotion and access to equitable, inclusive, and quality education. However, the construction of inclusive policies, practices, and cultures has been little discussed in the country, making the process of educational inclusion of children with specific educational needs difficult. Method: In this study, we used the Index for Inclusion to investigate children's perceptions considering the three things they like most about their school and the three things they dislike. Data was analyzed qualitatively through content analysis, using prefixed categories created according to the children's answers to the Index (strengths and weaknesses), categorized considering the dimensions and subdimensions assessed by the Index. Results: The results revealed that children perceive the infrastructural and urban barriers present in their context, which are considered weaknesses for developing inclusive policies, practices, and cultures in their school contexts. On the other hand, they do not show attitudinal barriers, that is, they do not judge others for their differences. Discussion: Working on differences, from the first school stage, to build a positive relationship between children and the development of practices and an inclusive school can benefit the construction of a school community free of segregating values present in our culture, contributing to the development of inclusive policies, practices, and cultures in school environments. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Education São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Department of Educational Sciences University of Alcalá, Alcalá de Henares | - |
| Descrição: dc.description | Department of General Didactics and Specific Didactics University of Alicante | - |
| Descrição: dc.description | Department of Education São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/05068-9 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Frontiers in Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Index for Inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | schools | - |
| Título: dc.title | Students' perception of the strengths and weaknesses of the inclusive educational model of Brazilian municipal public schools | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: