Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Brandão, Henrique Barcelos | - |
Autor(es): dc.creator | Bianchi, Jonas | - |
Autor(es): dc.creator | de CAMPOS, Lucas Arrais | - |
Autor(es): dc.creator | Gandini, Alyssa Schiavon | - |
Autor(es): dc.creator | Gandini Junior, Luiz Gonzaga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:41:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:41:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2177-6709.29.5.e242430.oar | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307391 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307391 | - |
Descrição: dc.description | Objective: This study evaluated the force system generated by the Memory Titanol® spring (MTS) with different preactivation bends using an orthodontic force tester (OFT). Methods: Three preactivations were tested using a 0.017 × 0.022-in stainless steel (SS) wire and a 0.018 × 0.025-in NiTi segment, with an activation of 30º in the posterior segment (β), with 0º (Group 1 [G1]), 45º (Group 2 [G2]), and 60º (Group 3 [G3]) in the anterior segment (α). Results: The molars showed extrusion values of −1.33 N for G1 and −0.78 N for G2, and an intrusion value of 0.33 N for G3. The force in the premolars was intrusive with a variation of 1.34 N for G1 and 0.77 N for G2; and extrusive with a variation of −0.31 N for G3. Regarding the upright moment (Ty) of the molar, a distal moment was observed with values of 53.45 N.mm for G1 and 19.87 N.mm for G2, while G3 presented a mesial moment of −6.23 N.mm. G1, G2, and G3 all exhibited distal premolar moments (Ty) of 3.58, 2.45, and 0.68 N.mm, respectively. Conclusions: The tested preactivations exerted an extrusive force in G1 and G2 and an intrusive force in G3 during molar vertical movement. The premolar region in G1 and G2 showed intrusive force and distal moment. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University School of Dentistry Department of Morphology and Child Clinic – Orthodontics, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University School of Dentistry Department of Morphology and Child Clinic – Orthodontics, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Dental Press Journal of Orthodontics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biomechanical phenomena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orthodontics, corrective | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tooth movement techniques | - |
Título: dc.title | Evaluation of force systems generated by Memory Titanol® springs with different preactivation bends | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: