Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Porto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bufalo, Santiago Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Fontanetti, Gabriel | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Renan Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Benazzi, Gabriel Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Correa Junior, Rubens | - |
Autor(es): dc.creator | Marangoni, Victor | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes Bassan, Natalia de | - |
Autor(es): dc.creator | Denadai, Benedito Sergio | - |
Autor(es): dc.creator | Greco, Camila Coelho | - |
Autor(es): dc.creator | Vilas-Boas, Joao Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Leonardo Coelho Rabello de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:09:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:09:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1244168 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307383 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307383 | - |
Descrição: dc.description | Our aim was to investigate if using a warm-up routine that included parachute-resisted sprints with large hand-paddles improves 50 m freestyle performance in trained collegiate swimmers. Twelve swimmers (23.9 +/- 2.2 years, 179 +/- 7 cm, 77.1 +/- 10.6 kg) participated in the study and completed two 50-m freestyle races, each preceded by a different warm-up routine, either control (CON) or experimental (EXP). The warm-up routines consisted of 500 m of swimming at self-selected speed, followed by four 10 s sprints with 1 min rest intervals. During EXP, sprints were performed using large hand-paddles and a swimming parachute, while during CON, sprints were performed freely. Performance and technique were assessed during the 50 m freestyle races. We found no significant differences in 25- and 50 m performance times (CON: 12.6 +/- 0.8 vs. EXP: 12.5 +/- 0.8 s, ES = 0.125; and CON: 26.8 +/- 1.6 vs. EXP: 26.7 +/- 1.7 s, ES = 0.06, respectively) between the two conditions. Mean stroke length (CON: 2.04 +/- 0.21 vs. EXP: 2.02 +/- 0.22 m center dot cycle-1, ES = 0.09), stroke frequency (CON: 55.4 +/- 5.3 vs. EXP: 56.3 +/- 5.2 cycles s-1, ES = 0.17), and propulsive time (CON: 0.62 +/- 0.07 vs. EXP: 0.61 +/- 0.06 s, ES = 0.15) were also not different between conditions. It is possible that the CON warm-up routine induced the priming effects that lead to PAPE, or that the EXP warm-up routine primed the athletes further but also induced greater fatigue, resulting in no significant effects on swimming performance. Our findings suggest that parachute-resisted sprints with hand-paddles during warm-up do not enhance 50 m freestyle swimming performance in trained collegiate swimmers. Coaches and practitioners should consider exploring different warm-up protocols to identify what works best for their athletes. | - |
Descrição: dc.description | So Paulo Research Foundation | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Dept Phys Educ, Human Performance Lab, Rio Claro, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Porto, Fac Sport, Ctr Res Educ Educ Innovat & Intervent Sport, Porto, Portugal | - |
Descrição: dc.description | Univ Porto, Fac Sport, LABIOMEP UP, Porto, Portugal | - |
Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Sch Phys Educ & Sport Ribeirao Preto, Ribeirao Preto, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Dept Phys Educ, Human Performance Lab, Rio Claro, Brazil | - |
Formato: dc.format | 7 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Frontiers Media Sa | - |
Relação: dc.relation | Frontiers In Sports And Active Living | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | swimming | - |
Palavras-chave: dc.subject | post-activation performance enhancement | - |
Palavras-chave: dc.subject | warm-up | - |
Palavras-chave: dc.subject | priming | - |
Palavras-chave: dc.subject | freestyle | - |
Palavras-chave: dc.subject | kinematics | - |
Título: dc.title | Post-activation performance enhancement does not occur following a large hand-paddles and parachute-resisted warm-up routine in collegiate swimmers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: