Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Natália De Paiva | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, Alice | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:11:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:11:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320240046 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307376 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this article is to examine the factors that guided the teaching of the Nature of Science (NOS) by two high school science teachers who participated in an online professional development course, in order to infer what might facilitate or hinder the integration of such aspects in the classroom. A case study was conducted based on observations of these teachers' face-to-face classes over a six-week period during the COVID-19 pandemic. The class transcripts were analyzed through the lens of pedagogical content knowledge to identify the prioritized knowledge, practices, and values that guided their pedagogical practice. It was found that knowledge of NOS aspects is essential for pedagogical practices that explicitly and reflectively align the curriculum with these aspects, and that teachers' values and beliefs about teaching influence their instructional choices. | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo, verificam-se os fatores que orientam o ensino sobre a Natureza da Ciência (NdC) de dois professores da área de Ciências da Natureza do Ensino Médio participantes de um curso de formação continuada, ocorrido online, de modo a inferir o que pode contribuir ou dificultar a inserção de tais aspectos em sala de aula. Realizou-se um estudo de caso pautado na observação das aulas presenciais desses professores, durante a pandemia da COVID-19. As transcrições das aulas foram analisadas por meio da lente do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, de modo a identificar os conhecimentos priorizados, as práticas envolvidas e os valores que guiam a prática pedagógica desses professores. Verificou-se que o conhecimento de aspectos da NdC é essencial para práticas que articulem o currículo com tais aspectos e que os valores e as crenças do professor sobre o ensino impactam em suas escolhas em sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia e Ciências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia e Ciências | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
Relação: dc.relation | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada do professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza da ciência | - |
Título: dc.title | Ensino sobre a Natureza da Ciência: um estudo de caso com dois professores da área de Ciências da Natureza do Ensino Médio | - |
Título: dc.title | Teaching about the nature of science: A case study of two secondary science teachers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: