Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Camillo, Everton da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:22:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:22:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.24215/18539912e204 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307375 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307375 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this study is to approximate the classification process in libraries with computational thinking, a theoretical aspect present in computer science and, more recently, in other fields of knowledge such as information science. The study’s goal is to present an algorithm for precisely and computationally classifying works of children’s literature. The Content Analysis research method was used to analyze the color classification table in the document Guide for the standardization of Vila Velha school libraries network. Three analytical categories were developed a posteriori using the critical thinking skill. The study’s findings revealed three inaccuracies in the color classification table, namely: mutual coverage in classification; incompatibility in the genus-species relationship; incompatibility with the nature of information thematic representation. An algorithm was presented that allows for the precise and computational classification of works of children’s literature. The study concludes that computational thinking can be a process that organizes library classification activity, ensuring accuracy in information thematic representation due to the logical-computational character amalgamated throughout the process flow. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Palabra Clave (La Plata) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorithms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliographic classification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children’s literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Título: dc.title | Development of an algorithm to classify children’s works: approaches from computational thinking | - |
Título: dc.title | Desarrollo de un algoritmo para clasificar obras infantiles: aproximaciones desde el pensamiento computacional | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um algoritmo para classificar obras infantis: abordagens Desenvolvimento de um algoritmo para classificar obras infantis: partir do pensamento computacional abordagens a partir do pensamento computacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: