Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardiff University | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília (UnB) | - |
Autor(es): dc.creator | Garbelim Pascoalato, Taina Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | De Azevedo, Walter Luiz Manzi | - |
Autor(es): dc.creator | De Araujo, Anderson Rircardo Justo | - |
Autor(es): dc.creator | Martins-Britto, Amauri Gutierrez | - |
Autor(es): dc.creator | Kurokawa, Sergio | - |
Autor(es): dc.creator | Filho, Jose Pissolato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:30:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:30:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/UPEC61344.2024.10892591 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307365 | - |
Descrição: dc.description | This article presents a comparison considering a more conservative modeling approach (classical) and a more realistic modeling approach (enhanced) for the transient analysis of the overvoltages resulting from lightning strikes in a power system. The classical modeling approach considers JMarti's line model where the ground-return impedance is calculated with Carson's approach assuming frequency-constant (FC) soil conductivity and neglecting the relative permittivity of the soil and the ground-return admittance. For the improved modeling approach, the universal line model (ULM) is used as a line model, incorporating the frequency-dependent (FD) soil parameters and the ground-return impedance and admittance calculated with Nakagawa's equations. This study considers the main components of the power system, such as transmission lines and tower structures with their tower-footing grounding systems. For this analysis, a 138-kV transmission line is subjected to a lightning strike, assuming a homogeneous ground with five different values of soil resistivity (300, 600, 1,000, 2,000, and 4,000Ω.m). The simulation results demonstrate a significant difference in the overvoltage waveforms obtained with the enhanced modeling approach compared to the classical modeling approach, mainly in their peak values. These differences in the overvoltage waveforms are more pronounced for high-resistivity soils. The correct computation of the lightning overvoltage is crucial for designing the adequate insulation level of several components for OHTL and substations, providing safety to operating personnel as well as people in the vicinity of these installations, and computing the backflashover rate. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Department of Electrical Engineering | - |
Descrição: dc.description | School of Electrical and Computer Eng. University of Campinas-UNICAMP | - |
Descrição: dc.description | School of Engineering Cardiff University | - |
Descrição: dc.description | University of Brasília (UnB) Department of Electrical Engineering | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Department of Electrical Engineering | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | 2024 59th International Universities Power Engineering Conference, UPEC 2024 | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electromagnetic transient | - |
Palavras-chave: dc.subject | lightning overvoltages | - |
Palavras-chave: dc.subject | soil modeling | - |
Palavras-chave: dc.subject | transmission line model | - |
Título: dc.title | Analysis of Overvoltages in Power Systems Due to Lightning Strikes: On the Effects of the Line Modeling Approach and Frequency-Dependent Soil Properties | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: