Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruzeiro do Sul University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | Barela, José Angelo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Crislaine | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Paola R. | - |
Autor(es): dc.creator | Barela, Ana Maria F. | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Gabriella A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:59:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:59:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/21622965.2025.2484765 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307328 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307328 | - |
Descrição: dc.description | Dyslexia is associated with difficulty in mastering reading and writing, but also with poor performance in several motor tasks. Therefore, this study examined the effects of an intervention program involving sensorimotor and cognitive engagement on the reading performance and eye movements of children with dyslexia. Eleven dyslexic children (10.7 ± 1.7 years old) read texts displayed in an iPad, wearing an eye-tracking system. Total reading time, fixation, and saccades were obtained during reading. The children also performed manual coordination (9-hole peg) and agility (squared test) tests. After a 2-month enrollment in an intervention motor skill program, with 60-min sessions, twice a week, associated with cognitive challenge, the children performed the reading and motor tests again. Results showed that children enjoyed and engaged the program activities, and total reading time decreased, associated also to fixation duration decreasing. No difference was observed for the manual coordination and agility tests. These results suggest that an intervention program comprising a combination of sensory-motor and cognitive engagement of dyslexic children improves their reading performance and such improvement is related to eye movement changes. | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biosciences São Paulo State University, SP | - |
Descrição: dc.description | Institute of Physical Activity and Sport Sciences Cruzeiro do Sul University, SP | - |
Descrição: dc.description | School of Applied Sciences State University of Campinas, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biosciences São Paulo State University, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Applied Neuropsychology: Child | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | neurodevelopmental disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | rehabilitation | - |
Palavras-chave: dc.subject | sensorimotor integration | - |
Título: dc.title | The impact of sensorimotor with cognitive engagement training on reading and eye movement in developmental dyslexia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: