
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Tenani, Luciani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:29:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:29:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4324/9781003266648-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307322 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307322 | - |
| Descrição: dc.description | This chapter addresses the relationship between Portuguese phonology and orthography with the purpose of showing how phonetic-phonological processes affect the grapheme-phoneme correspondence, making it less transparent for orthography learners. Phonetic-phonological processes of Brazilian Portuguese (BP) are outlined through unconventional spellings frequently attested in texts by Middle school students. The author argues that unconventional spellings manifest speech characteristics and, most importantly, put into action students’ phonological competence in contrast with their knowledge about orthography. Through this analytical exercise, the author shows features of the complex relationship between phonology and orthography in BP. | - |
| Descrição: dc.description | Campinas State University | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
| Formato: dc.format | 462-482 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | The Routledge Handbook of Portuguese Phonology | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | CURRENT ISSUES IN PORTUGUESE PHONOLOGY AND ORTHOGRAPHY | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: