Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fiorio, Mariana | - |
Autor(es): dc.creator | Penteado, Regina Zanella | - |
Autor(es): dc.creator | Arnosti, Rebeca Possobom | - |
Autor(es): dc.creator | Neto, Samuel de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:07:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:07:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14507/epaa.32.8458 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307296 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307296 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze the experiences of future teachers with self-help literature (SHL) in teaching socialization. The qualitative and descriptive research involved 16 future teachers from the first to fourth year of a pedagogy course at a public university in São Paulo state. Discursive data were obtained through semi-structured interviews. The content analysis yielded categories that address issues related to SHL (access, mobilizing consumption demands, assigned meanings and contributions), considering the instances of primary socialization (family and schooling) and secondary socialization (university education). Highlights in the results: a) the human and relational dimension of teaching; b) student suffering, illness and discomfort; and c) the paradox of SHL offering short-term answers and solutions and, at the same time, limited forms of enlightenment, comprehension and understanding. In processes that align with professional development and the construction of teaching as a profession, the implications of SHL presence in teacher education involves considering limitations (semi-formation and the production of precariousness and misery) and possibilities (human and emancipatory education). | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Education Policy Analysis Archives | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | self-help literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | socialization | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher well being | - |
Título: dc.title | Self-help literature in socialization processes: Implications for teacher education and teaching professionalization | - |
Título: dc.title | Literatura de autoayuda en procesos de socialización: Implicaciones para la formación y profesionalización docente | - |
Título: dc.title | A Literatura de Autoajuda em Processos de Socialização: Implicações na Formação e na Profissionalização Docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: