Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Ceara | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Grande Dourados | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ferraciola-Gama, Marcela | - |
Autor(es): dc.creator | Traina-Gama, Daniel | - |
Autor(es): dc.creator | Yukiko-Hiraga, Cynthia | - |
Autor(es): dc.creator | Pellegrini, Ana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:31:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:31:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21134/eurjhm.2023.51.9 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307288 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307288 | - |
Descrição: dc.description | Directing attention to one aspect of the bimanual coordination task improves performance. Few studies investigated the effect of attention on the coordination patterns of children with Developmental Coordination Disorder (DCD). Aims: To investigate the effect of attentional focus instructions on the hand on stabilizing bimanual coordination in children with probable DCD. Method: Twenty-eight 9-10 years old children participated in two groups matched by age and gender, based on the results of the Movement Assessment Battery for Children: probable DCD (pDCD) [n=14] and typically developing (TD). Children couple the horizontal movements of the hands in an in-phase coordination pattern, with the attentional focus instruction on the preferred hand, non-preferred hand, and free. Variability of the coupling between the hands and motor control variables were used to assess stability and control strategies adopted by children. Results: Both groups showed more variability concerning in-phase patterns when the attentional focus instruction was on the preferred hand than in other conditions. pDCD showed more variability than TD when the attentional focus instruction was on the non-preferred hand. pDCD performed faster, shorter movements and with more pressure than TD. Conclusion: Attentional focus affected the bimanual coordination patterns of groups, but children with pDCD use different control strategies than TD children. Practical applications: Attentional focus instruction strategies for performing motor tasks, especially tasks that are unfavorable to children with DCD, could help during the motor intervention of this population. | - |
Descrição: dc.description | Institute of Physical Education and Sports Federal University of Ceara, Ceará | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Education Federal University of Grande Dourados, Mato Grosso do Sul | - |
Descrição: dc.description | Bioscience Institute Sao Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Bioscience Institute Sao Paulo State University, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 98-114 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | European Journal of Human Movement | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bimanual task | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internal focus of attention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception-action | - |
Título: dc.title | Attentional focus instruction on the hands during bimanual coordination in children with probable developmental coordination disorder | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: