
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás (UFG) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Libaneo, Jose Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Fabiano Antonio dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Marques, Hellen Jaqueline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:39:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:39:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20396/etd.v25i00.8671371 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307284 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307284 | - |
| Descrição: dc.description | This article investigates the relationship between the content of Resolution CNE/CP n degrees 2/2019, which defines the National Curricular Guidelines for Initial Teacher Education for Basic Education and establishes the BNCTraining, and the globalized clash over educational purposes and school functions. Given that the formulation of educational purposes derives from philosophical and evaluative orientations, with strong ideological impregnation, they involve disputes between different interests of classes and social groups in relation to the purposes and functions of the school, with evident implications for the ordering of the teacher training system. At present, the neoliberal orientation of education for results based on competences and skills in function of the market is in dispute on the one hand; on the other hand, the humanizing and emancipatory orientation of an education aimed at the full development of human capacities, based on cultural and scientific training. After problematizing the content of the aforementioned resolution and positioning it in relation to the clash over the school's educational purposes, the text seeks to formulate another school project and professional teacher training from the perspective of a humanizing, emancipatory and democratic education aimed at human development. The investigation of this problem was carried out through bibliographical and documentary research. The results show the effective opposition between two conceptions of school, curriculum and teacher training with a predominance of the neoliberal perspective and point to the need for resistance and propositional actions by educators who rely on a socio-critical view. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Goias UFG, Goiania, Go, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed St Catarina UFSC, Florianopolis, SC, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 20 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Campinas, Fac Educacao | - |
| Relação: dc.relation | Etd Educacao Tematica Digital | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educative aims of the school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Common National Curriculum Base (BNCC) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolution CNE/CP n | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 2/2019 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education for results | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education for human development | - |
| Título: dc.title | EDUCATIVE AIMS OF THE SCHOOL AND TEACHER EDUCATION IN BRAZIL: A CRITICAL ANALYSIS OF RESOLUTION CNE/CP N° 2/2019 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: