Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad Tecnológica del Perú | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Nacional Mayor de San Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Nacional Autónoma de Alto Amazonas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Caballero-Garriazo, Javier Alfredo | - |
Autor(es): dc.creator | Rojas-Huacanca, Jaime Rolando | - |
Autor(es): dc.creator | Sánchez-Castro, Angélica | - |
Autor(es): dc.creator | Lázaro-Aguirre, Alberto Frank | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:14:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:14:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.15359/ree.27-3.17271 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307264 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307264 | - |
Descrição: dc.description | Introduction. Currently there are studies that explore benefits, impacts and applications of Virtual Reality (VR) and Augmented Reality (AR) in different technological and professional areas. It has sparked interest in research due to its enormous potential and its application at all levels of education. The periods of analysis of the Bibliographic information have been from 2010 to 2021 as a reference. Objective. Describe the application of VR and AR in the learning process in university education. Identify the thematic areas by determining the application domains in different areas. Methodology. Systematic mixed mapping was used. Documents indexed in digital libraries were reviewed. It was systematically filtered using keywords. Results. There are large gaps in the applications of VR, mainly in the areas of neuroscience and nursing (3%), however, there are greater studies in computer sciences (40%). Conclusion. The main findings have been that in Scopus in the period 2010 to 2021, the highest percentage of mentions about the application of VR by thematic areas and application domains has predominated. In the analysis it has been discovered that there are several gaps in the application of VR and in learning theories that have not considered the development of VR applications to help and guide towards learning results, they have only been for simulation and training. | - |
Descrição: dc.description | Universidad Tecnológica del Perú | - |
Descrição: dc.description | Universidad Nacional Mayor de San Marcos | - |
Descrição: dc.description | Universidad Nacional Autónoma de Alto Amazonas | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Revista Electronica Educare | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | University education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Título: dc.title | Systematic review on the application of Virtual Reality in University Education | - |
Título: dc.title | Revisión sistemática sobre la aplicación de la realidad virtual en la educación universitaria | - |
Título: dc.title | Revisão sistemática sobre a aplicação da Realidade Virtual no Ensino Universitário | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: