Entre as políticas editoriais de diferentes países e contextos, que efeitos produzimos e quais desejamos produzir para a pesquisa em Educação Matemática?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
Autor(es): dc.contributorPUCRS-
Autor(es): dc.contributorUniversitat de Barcelona-
Autor(es): dc.contributorUniversity of Birmingham-
Autor(es): dc.contributorUniversity of Science and Technology-
Autor(es): dc.contributorTata Institute of Social Sciences-
Autor(es): dc.creatorMiarka, Roger-
Autor(es): dc.creatorMaltempi, Marcus Vinicius-
Autor(es): dc.creatorBreda, Adriana-
Autor(es): dc.creatorFarsani, Danyal-
Autor(es): dc.creatorBose, Arindam-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:44:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:44:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v37n77e01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/307253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307253-
Descrição: dc.descriptionO propósito deste texto é explorar a diversidade das políticas editoriais adotadas na circulação de pesquisas em Educação Matemática e os efeitos que elas produzem nos pesquisadores e em suas pesquisas. Para isso, foram convidados colaboradores da revista Bolema do Brasil, Espanha, Noruega e Índia para descrever o cenário das políticas editoriais em seus países, guiados por perguntas como: quais são as políticas editoriais em sua região? Como as revistas científicas se sustentam? Como as revistas são avaliadas? O que se espera de um pesquisador em relação às suas publicações? Em seguida, foi realizada uma discussão com os autores dos cenários com o objetivo de revelar os efeitos dessas políticas, sem a intenção de produzir opiniões convergentes ou exaustivas, impulsionada pela pergunta: entre as políticas editoriais de diferentes países e contextos, que efeitos produzimos e que efeitos desejamos para a pesquisa em Educação Matemática? O artigo é concluído com considerações sobre possíveis direções para as políticas editoriais na pesquisa em Educação Matemática.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática-
Descrição: dc.descriptionUnicamp-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação-
Descrição: dc.descriptionPUCRS-
Descrição: dc.descriptionUniversitat de Barcelona, Departamento de Didática da Matemática-
Descrição: dc.descriptionUniversity of Birmingham-
Descrição: dc.descriptionUniversity of Science and Technology-
Descrição: dc.descriptionTata Institute of Social Sciences, Centro de Excelência em Ensino-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 2022/15578-7-
Descrição: dc.descriptionCNPq: 305264/2022-2-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 88887.718497/2022-00-
Descrição: dc.descriptionCNPq: 309177/2022-7-
Formato: dc.formati-xvii-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectRevistas Científicas-
Palavras-chave: dc.subjectMétricas Científicas-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de Classificação-
Palavras-chave: dc.subjectWeb Qualis-
Palavras-chave: dc.subjectBolema-
Título: dc.titleEntre as políticas editoriais de diferentes países e contextos, que efeitos produzimos e quais desejamos produzir para a pesquisa em Educação Matemática?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.