Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Moimaz, Suzely Adas Saliba | - |
Autor(es): dc.creator | Tellez, Maria Elizabeth Peña | - |
Autor(es): dc.creator | De Paiva Gomes Fernandes, Eder Akydawan | - |
Autor(es): dc.creator | Saliba, Tânia Adas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i49.4153 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307246 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307246 | - |
Descrição: dc.description | Health education programs encourage the adoption of healthy behaviors by the population, but the results are not always evaluated. The objective was to identify the methods used in the evaluation of health education programs. An integrative review was carried out, based on the recommendations of the PRISMA model, in the following databases: VHL Regional Portal, SciELO, Embase, PubMed and Cochrane. Of the 1745 articles found, 1610 were excluded due to lack of clarity in the description of the methodology, leaving 20 studies, of which 17 were oral health programs and 3 were general health programs; In the selected studies, oral hygiene habits, caries index, plaque index, gingival changes, frequency of brushing and health knowledge were evaluated. Of the total, 18 showed significant changes with satisfactory results in actions aimed at improving oral health. The most common method to evaluate the results was the questionnaire. The interview, oral and general examination, and the focus group technique were used on a smaller scale; this review may be useful in future research in the area, opening new lines of knowledge when evaluating educational programs. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), (SP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), (SP) | - |
Formato: dc.format | 787-810 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Meta: Avaliacao | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oral health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Título: dc.title | Integrative review of health education and evaluation models | - |
Título: dc.title | Revisión integradora de educación en salud y modelos evaluativos | - |
Título: dc.title | Revisão integrativa da educação em saúde e modelos avaliativos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: