Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | dos Reis Belíssimo, Jéssica | - |
Autor(es): dc.creator | Nardi, Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:28:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:28:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p260 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307183 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307183 | - |
Descrição: dc.description | Reflecting on the construction of teachers' professional identity is essential to understand that training processes, whether in initial or continued training, represent crucial moments for the construction and consolidation of the identity foundations inherent to the teaching profession. In this context, the objective of this research was to investigate the elements of the imagination of Physics graduates regarding scientific knowledge, the development of knowledge for teaching and, consequently, the formation of their professional identities. It is a longitudinal study, which followed participants from the beginning of the degree course until two years after its completion, covering a period of six years. The research was based on principles of Pecheutian Discourse Analysis, with concepts related to professional teaching identity from the area of teacher training. From the analysis of the discursive productions, it became evident that the course's pedagogical project and its curricular structure, through the pedagogical practices developed, play a fundamental role in modifying the participants' imaginaries, during the process of building knowledge for teaching and in the formation of their professional identities. Furthermore, it was observed that students' imaginaries about the teaching profession are aligned with the perspective of the reflective teacher. This approach reinforces the constitution of a professional teaching identity based on principles that naturalize a self-formative training model and oriented towards the instrumentalization of practical reflection. | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência Universidade Estadual Paulista, Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, Bauru | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista, Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, Bauru | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência Universidade Estadual Paulista, Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, Bauru | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista, Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, Bauru | - |
Formato: dc.format | 260-279 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Investigacoes em Ensino de Ciencias | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Longitudinal study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching identity | - |
Título: dc.title | A longitudinal study on the development of professional teaching identity in initial training | - |
Título: dc.title | UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: