
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Birmingham | - |
| Autor(es): dc.creator | Muniz Jr, Jorge | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramalho Martins, Fernando | - |
| Autor(es): dc.creator | Wintersberger, Daniel | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira Santos, João Paulo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:13:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:13:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1108/JWL-10-2022-0137 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307170 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307170 | - |
| Descrição: dc.description | Purpose: This paper aims to discuss how trade union leaders deal with the implementation of Industry 4.0 (I4.0). The study is circumscribed to the Brazilian automotive sector and came from a human-centric (Industry 5.0) concern related to issues such as organisational learning, knowledge, innovation and workplace learning. Design/methodology/approach: Case studies in two truck plants related to union participation during new product and process implementation based on Industry 4.0. Semi-structured interviews with union leaders from both plants were conducted to determine the subtle similarities and differences between the two polar types. Findings: The findings pointed out that human resources and workplace learning must be reviewed to prepare workers to face I4.0. Four themes are explored: modernisation origins; negotiation process; workers’ concerns; and results and lessons learned. The findings highlight concerns about employees and job loss; replacement of workers by technological devices; workplace learning and the trade union perspective; and influence of the country’s economic situation on I4.0 implementation in social systems dependent on worker tacit knowledge. Originality/value: This paper presents labour union leaders’ perspectives related to the impact of I4.0 and contributes to a better understanding of industry-worker workplace learning. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Production Engineering Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Public Management Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Management University of Birmingham | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Production Engineering Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Public Management Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Formato: dc.format | 670-692 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Journal of Workplace Learning | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automotive | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Industry 4.0 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Industry 5.0 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trade unionism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Workers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Workplace learning | - |
| Título: dc.title | Trade union and Industry 4.0 implementation: two polar cases in Brazilian trucks manufacturing | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: