
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | (SPQMH) | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes-Attilio, Vitória | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossi, Fernanda | - |
| Autor(es): dc.creator | Aparecida-Corrêa, Denise | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:21:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:21:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052023000300007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307104 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307104 | - |
| Descrição: dc.description | This article aims to analyze the meanings attributed by children and teachers to the black body at school. The theoretical framework is based on studies that understand the body as a source of cultural and social meanings and that point to the implications of anti-racist pedagogical practices in search of a human and social, democratic and plural formation. The methodological procedures include a qualitative approach, with field research with 27 children and four teachers from a class in the early years of elementary school at a municipal public school in the interior of São Paulo, Brazil. Data collection techniques were field observation and semi-structured interviews. There are marks of the myth of racial democracy and colorism, with the recurrent dissemination of the premise that all people are equal, nullifying the existence of racist and discriminatory practices. | - |
| Descrição: dc.description | Universidad Estadual Paulista (UNESP), Bauru | - |
| Descrição: dc.description | Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana (SPQMH), São Carlos | - |
| Descrição: dc.description | Universidad Estadual Paulista (UNESP), Bauru | - |
| Formato: dc.format | 7-20 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Relação: dc.relation | Estudios Pedagogicos | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Body | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary School | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial relations | - |
| Título: dc.title | Black corporeity at school: meanings attributed by children and teachers | - |
| Título: dc.title | Corporeidad negra en la escuela: concepciones de niños y docentes en los primeros años de la educación primaria | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: