Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Assis, Mayara Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Berti, Larissa Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:06:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:06:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/02699206.2024.2328792 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306982 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306982 | - |
Descrição: dc.description | The literature reports contradictory results regarding the influence of visual cues on speech perception tasks in children with phonological disorder (PD). This study aimed to compare the performance of children with (n = 15) and without PD (n = 15) in audiovisual perception task in voiceless fricatives. Assuming that PD could be associated with an inability to integrate phonological information from two sensory sources, we presumed that children with PD would present difficulties in integrating auditory and visual cues compared to typical children. A syllable identification task was conducted. The stimuli were presented according to four conditions: auditory-only (AO); visual-only (VO); audiovisual congruent (AV+); and audiovisual incongruent (AV-). The percentages of correct answers and the respective reaction times in the AO, VO, and AV+ conditions were considered for the analysis. The correct percentage of auditory stimuli was considered for the AV- condition, as well as the percentage of perceptual preference: auditory, visual, and/or illusion (McGurk effect), with the respective reaction time. In comparing the four conditions, children with PD presented a lower number of correct answers and longer reaction time than children with typical development, mainly for the VO. Both groups showed a preference for auditory stimuli for the AV- condition. However, children with PD showed higher percentages for visual perceptual preference and the McGurk effect than typical children. The superiority of typical children over PD children in auditory-visual speech perception depends on type of stimuli and condition of presentation. | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 21-37 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Clinical Linguistics and Phonetics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual speech perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | identification task | - |
Palavras-chave: dc.subject | phonological disorder | - |
Título: dc.title | Speech perception: Auditory and visual cue integration in children with and without phonological disorder in voiceless fricatives | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: