Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Science and Technology of Pará - IFPA | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Brasil University | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Piaui | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Western Pará - UFOPA | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | California State University | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Moises de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Wanderley José de | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Gabriel Maurício Peruca de | - |
Autor(es): dc.creator | Bertipaglia, Liandra Maria Abaker | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Ademir Sergio Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Iolanda Maria Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Sandra Mara Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Thiago Assis Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu-Junior, Cassio Hamilton | - |
Autor(es): dc.creator | Jani, Arun Dilipkumar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:55:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:55:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jenvman.2024.121752 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306903 | - |
Descrição: dc.description | Sustainable management of the Amazon rainforest is fundamental for supporting life on earth because of its crucial role in sequestering carbon. One of the species grown in the forest is açaí (Euterpe oleracea), which is an important food and income source for its inhabitant. The acai seed, resulting from the processing of the fruit, is a solid organic residue, which has been an agent of undesirable environmental impacts such as natural landscape modifications, clogging sewers and water courses, eutrophication of surface waters. In this research, we evaluated the use of wood chips as a source of energy in a rustic oven to produce acai biochar so that family farmers carry out sustainable management of the residue and use biochar to improve soil quality and produce seedlings of native plants to regenerate degraded forests. The experiment was conducted in Pará, Brazil, Amazon region, using a randomized complete block design. A factorial treatment structure was implemented consisting of four biochar particle sizes (3, 5, 7, and 12 mm), 4 application rates (4, 8, 16, and 32 t ha−1), and a biochar-free control, with 5 replications. The results showed that the methodology for biochar production was easy to apply and low cost, allowing its use by family farmers. The combination of biochar rate and particle size affected soil properties and the development of black pepper seedlings in different ways. The soil properties affected were water retention capacity, moisture, fluorescein diacetate hydrolysis and arylsulphatase activity. The growth parameters of the affected black pepper seedlings were height and root system development. | - |
Descrição: dc.description | Federal Institute of Education Science and Technology of Pará - IFPA, PA | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Brasil University, SP | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Piaui, PI | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Western Pará - UFOPA, PA | - |
Descrição: dc.description | Center for Nuclear Energy in Agriculture – USP/CENA, SP | - |
Descrição: dc.description | California State University, Monterey Bay | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Environmental Management | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amazon rainforest | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circular economy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family farming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organic waste | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rustic oven | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soil enzymes | - |
Título: dc.title | Açai seed biochar improves soil quality and black pepper seedling development in the Amazon region | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: