
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Malheiros, Ana Paula dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:17:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:17:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a240034 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/306829 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/306829 | - |
| Descrição: dc.description | Considering the thematic section of Bolema, in celebration of the 40th anniversary of the Graduate Program in Mathematics Education at Unesp Rio Claro, this article aims to understand the movement of practice in the constitution of a concept of modeling of a graduate student, throughout their academic career. It is a theoretical study based on the qualitative paradigm. It discusses how praxis, as well as other concepts from Paulo Freire's legacy, have been part of a journey of research, teaching, and practice, helping to give new meaning to a conception of modeling based on articulations between theory and practice, action and reflection, objectivity and subjectivity. In describing and problematizing these changes, an oppressive reality in the schools of basic education is denounced. This reality aims to castrate curiosity and standardize education in search of indices that favor the maintenance of the status quo, which can be identified as a limiting situation, in order to announce, in a hopeful way, the possibilities of working with modeling, the unprecedented ones that are feasible, based on its articulation with the existing teaching materials that are veiledly compulsory in these schools. And this hope, which is action, is made in practice | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática UNESP, SP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática UNESP, SP | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Denunciation and proclamation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical Modeling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | To be more | - |
| Título: dc.title | The Movement of Praxis in the Constitution of a Conception of Modeling in Mathematics Education | - |
| Título: dc.title | O Movimento de Práxis na Constituição de uma Concepção de Modelagem em Educação Matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: